top of page
Histórico

 

O grupo de catadores iniciou suas atividades no ano de 1991, através de reflexões da Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, acerca dos problemas sociais e ambientais da comunidade. Assim, foi iniciado um trabalho sociopedagógico junto a eles.

​

No dia 13 de maio de 1999, foi estabelecida uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio do projeto de coleta seletiva, e a primeira associação de catadores da capital foi organizada por três catadores.

​

Um dos fundadores da Ascamare, Senhor João Antônio de Moraes, com mais de 80 anos de idade, se orgulha por ser parte ativa desta história. “No começo não foi nada fácil. A gente trabalhava em um ferro velho, quando o pessoal da pastoral da Igreja de São Francisco nos convidou para participar de algumas reuniões. Depois de muita conversa, inclusive com o prefeito da época, Luiz Paulo, a gente montou a nossa associação”, lembra Senhor João que trabalha com catação há 30 anos e já foi presidente da associação durante seis anos.

​

A Associação já passou por momentos difíceis, como o incêndio que atingiu o galpão no primeiro semestre de 2013 e destruiu, além de todo o material que estava no local, os equipamentos usados pela associação. A Ascamare coleta cerca de 50 toneladas por mês de materiais recicláveis.

​

Naquela época a associação funcionava em um galpão pequeno e alugado no bairro Goiabeiras em Vitória na rua Pedro Depiante, 105. A Prefeitura arca com as despesas de aluguel, água e luz. 

​

Atualmente, a Ascamare é formada por 24 catadores associados, que prestam serviços imprescindíveis para a população de Vitória, diminuindo resíduos produzidos e dando uma destinação final adequada a eles. Mas, infelizmente, ainda não conseguem aumentar a renda dos associados, pois o material passível de reciclagem tem chegado com muito rejeito.

​

É preciso conscientização da população para evitar rejeitos. As pessoas colocam material contaminado nos pontos de entrega voluntária (PEV). Muitos moradores colocam lixo úmido misturado em meio ao material passível de reciclagem. No PEV, o material descartado deve ser diferenciado e, quando a população coloca material úmido, contamina.

​

A Ascamare recebe papelão, pets, plástico, latinhas, sucatas, papel branco, jornal e vidros de embalagens. Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. Por isso, é importante que os moradores façam a separação do lixo em casa. Uma boa forma de não contaminar ou sujar o material reciclável com o lixo comum é usar duas latas de lixo: uma para o lixo úmido e outra somente para o lixo seco. Todos podem ajudar separando os materiais recicláveis e colocando-os nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que se encontram em diversas regiões de Vitória. Para saber qual PEV mais próximo, basta ligar para o Fala Vitória 156.

​

Nossa história

 

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica.

A ASCAMARE (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica.

Apoio organizacional
Nossos contatos:

​

Fone: â€‹(27)3327-2487

Email: ascamare.vitoria@gmail.com

Site: www.ascamare.k6.com.br

​

End: Rua Construtor Camilo Gianordoli, nº 117 - Bairro Consolação - Vitória/ES​​

​

© 2017 by Empresa Júnior de Administração da Faculdade Doctum Vitória (EJFV)

bottom of page